Perguntas Frequentes | Enel

1. Programa Ecoenel

O que é o Ecoenel?

O programa é o incentivo à população em adotar a coleta seletiva de lixo em suas residências, proporcionando, em contrapartida, uma alternativa para contribuir no pagamento da conta de energia com o uso dos resíduos coletados. Indiretamente, o programa proporciona a geração de renda para a população, que poderá utilizar os recursos economizados para outros fins.

Como faço para participar?

Basta você ser um cliente da Enel e levar sua conta de energia a qualquer um dos pontos de coleta ou Lojas de Atendimento e fazer o seu cartão. Você irá recebê-lo na hora.

Que resíduos podem ser reciclados com o Ecoenel?

Papel
Papel branco
Papelão
Papel misto (revistas)
Cadernos (sem a capa)
Livros
Embalagem Tetra Park (leites, sucos e achocolatados)
Ferro
Lata de cerveja
Lata de refrigerante
Ferros em geral
Arames
Prego
Bateria de carro
Chumbo
Vidro
Embalagem de vidro
Garrafa de cerveja
Garrafa de refrigerante
Copo de vidro
Embalagem de Nescafé
Embalagem de Maionese
Plástico
Garrafa de refrigerante (PET)
Embalagem de detergente
Embalagem de água sanitária
Embalagem de margarina
Copo plástico
Óleo de cozinha

2. Troca Eficiente (Troca de geladeira)

O que é?

É um projeto social focado no uso eficiente da energia elétrica, que troca geladeiras da população inserida no programa Baixa Renda.

Quem pode participar?

Pessoas inscritas na tarifa social de baixa renda e que estejam em dia com a conta de energia.

A inscrição é gratuita?

Sim, a inscrição é totalmente gratuita.

O que precisa para participar?

Documento de identificação do titular da conta de energia, as duas últimas faturas devidamente pagas e uma geladeira em mau estado. É necessário ainda pertencer à tarifa social de baixa renda.

3. Desligamento programado

O que é desligamento programado?

Para que possamos garantir um fornecimento de energia elétrica de qualidade, efetuamos obras de melhoria na rede, e em alguns casos, precisamos interromper o fornecimento de energia elétrica por um período. Consulte em nosso site se há programações de interrupção para sua instalação e a previsão de restabelecimento da energia.

Sem prévio aviso, esta programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada por motivo de mau tempo, impedimentos técnicos de última hora ou para preservar a segurança física dos trabalhadores envolvidos na obra. Pede-se desde já compreensão para a possibilidade de eventual reprogramação dos serviços em outra data.

Por razões de segurança, a distribuidora recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam sempre feitos com a chave geral desligada, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

ATENÇÃO: Não são informados os desligamentos acidentais, que não podem ser previstos pela distribuidora, normalmente ocasionados por temporais, vendavais, quedas de árvores, descargas atmosféricas e acidentes de veículos com a rede de energia.

4. Troca de Titularidade

Aluguei ou comprei recentemente um imóvel, como devo proceder para colocar a conta de energia no meu nome?

O serviço poderá ser solicitado pelo site, no “Acesso Rápido” > "Troca de titularidade”. A unidade consumidora alvo da troca não pode possuir dívida faturada. Para consultar se a unidade possui dívida, é só estar em posse do número do cliente e do CPF do atual titular e acessar "Solicitação de 2ª via”. Para requisitar a troca, o solicitante precisa estar em posse dos documentos necessários e da leitura contida no medidor na data da solicitação. Com essa leitura, faremos um cálculo do consumo entre a data da última leitura e a data da solicitação e enviaremos a fatura por e-mail para pagamento. Constando o pagamento em nosso sistema, realizaremos a troca.

Documentos Necessários: Cópia do RG ou documento oficial com foto, CPF ou CNPJ.

Quem pode solicitar: Qualquer pessoa maior de 18 anos que não possua débito pendente na Enel.

Caso sua troca não se enquadre nas condições acima, favor procure uma de nossas lojas.

5. Padrão de entrada

Quais passos devo seguir para fazer o padrão de entrada?

Passo 1 - Instalação da caixa

Colocar a caixa de medição do lado de fora do imóvel, no limite da via pública, de forma externa ou semiembutida (se for caixa de ferro com tampa transparente). A parte de baixo da caixa deve ficar a uma altura entre 1,40m e 1,60m do piso pronto.

Passo 2 - Instalação do pontalete

Chumbar o pontalete na parede, embutindo no mínimo 60cm. A parte externa deve medir no máximo 1,20m.

Passo 3 - Cabo concêntrico de entrada - Isso é com a Enel

A Enel fixará o cabo concêntrico do lado de fora da parede, com abraçadeiras de aço inoxidável. O condutor deve entrar no quadro de medição pelo lado esquerdo. A caixa de medição tem orifícios nas laterais, que devem ficar visíveis. O cabo concêntrico é o ramal de ligação vindo da rede elétrica externa e é fornecido pela Enel

Passo 4 - Cabo de saída

As instalações elétricas internas (os cabos*) do seu imóvel devem ir até a caixa de medição da Enel.

(*) - São os cabos que vão da caixa da medição até a instalação do imóvel.

Passo 5 - Instalação da proteção

Fixar o disjuntor de proteção (quick-lag) de acordo com a carga instalada. A amperagem máxima desse disjuntor é de 40 amperes (40A

Passo 6 - Aterramento

Instalar o eletroduto tipo rígido ou flexível (este último embutido) na parede, indo da caixa de medição até a haste de aterramento. Fincar a haste de aterramento tipo cobre ou aço zincado e introduzir o fio de cobre (no mínimo 4mm2) do parafuso da haste até o interior da caixa, deixando 20cm sobrando dentro da caixa.

Passo 7 - Conexão do aterramento

Fixar firmemente o fio do aterramento no conector parafuso da haste de aterramento. Conectar a outra ponta do fio do aterramento ao parafuso fixado na caixa de medição.

Quais as caixas de medição autorizadas pela Enel?

É preciso ter a máxima atenção ao adquirir uma caixa de medição, pois a Enel somente atenderá aos serviços cujas instalações estejam de acordo com as especificações técnicas e normativas da empresa.

6. Ligação Nova

O que é Ligação Nova? Onde posso fazer?

É a solicitação de ligação de energia em algum local onde antes não havia fornecimento. Deve ser feito em uma loja de atendimento da Enel.

Quem pode fazer a solicitação?

O interessado, futuro titular da conta de energia, ou seu representante legalmente constituído através de procuração particular com firma reconhecida (cópia da procuração deverá ser entregue ao atendente).

O que é necessário para solicitar?

  • Apresentar documentos originais e cópias: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (RG) ou, na falta desta última, apresentar original e cópia de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional. Importante: o nome completo do titular deve estar igual na Carteira de Identidade e no CPF;
  • O futuro titular da conta não pode possuir débito em seu nome junto à Enel. Caso isso ocorra, a nova ligação ficará condicionada ao pagamento do débito;
  • Residências com subdivisões (casa altos, fundos, casa A, casa B, etc.) devem ser eletricamente e fisicamente separadas, com acesso independente. Importante: O imóvel que é subdivido não pode apresentar débito. Nestes casos, deverá ser solicitada uma troca de titularidade.
  • Informar endereço completo com nome da rua, bairro e numeração (caso não tenha número, solicitar à prefeitura);
  • Informar todos os equipamentos elétricos e de iluminação existentes;
  • Preparar a instalação interna;
  • Providenciar o padrão de entrada.  

7. Revisão e reajuste tarifário

Qual a diferença entre eles?

Revisão tarifária

É o momento em que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) analisa o equilíbrio econômico-financeiro da distribuidora com definição dos custos operacionais eficientes e dos investimentos realizados com prudência pela empresa. Após análises e cálculos, é definida a tarifa da empresa. Essa revisão acontece a cada 4 anos. Resolução Homologatória nº 1329 da Aneel.

Reajuste tarifário

Anualmente, exceto nos anos de revisão tarifária, acontece o reajuste tarifário homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) mediante publicação de resolução específica. Sua função é atualizar o equilíbrio econômico-financeiro baseado nos custos com a distribuição de energia e nos ganhos de produtividade, crescimento do número de clientes e no aumento do consumo do mercado existente.

Resolução Homologatória nº 1778 da Aneel.

8. Cálculo de DIC, FIC e DMIC

DIC, FIC e DMIC. O que são essas siglas?

Esses indicadores constam mensalmente na sua conta de luz. Veja significado:

DIC = Duração de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

FIC = Frequência de Interrupção Individual por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em número de interrupções;

DMIC = Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora ou por ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

DICRI = Duração da Interrupção Individual ocorrida em dia Crítico por Unidade Consumidora ou ponto de conexão, expressa em horas e centésimos de hora;

Exemplo de como ele é calculado:

4 interrupções em Fevereiro/2011: - 02/02/11 - 14h30 às 14h55 = 25min (0,42h) - 17/02/11 - 06h00 às 06h12 = 12min (0,20h) - 25/02/11 - 14h00 às 17h33* = 3h30min (3,55h) - 27/02/11 - 20h14 às 21h03 = 49min (0,82h) *desligamento provocado pela instalação particular (não será considerado no cálculo)

Onde: i = índice de interrupções da unidade consumidora no período de apuração, variando de 1 a n. n* = número de interrupções da unidade consumidora considerada, no período de apuração. t(i) = tempo de duração da interrupção (i) da unidade consumidora considerada ou ponto de conexão, no período de apuração. t(i) máx = valor correspondente ao tempo da máxima duração de interrupção contínua (i), no período de apuração, verificada na unidade consumidora considerada, expresso em horas e centésimos de horas. Não serão considerados no indicador: desligamentos com tempo de interrupção menor que 3 minutos; desligamentos provocados pela instalação particular; desligamentos provocados por estado de calamidade pública, racionamento de energia e por determinação do ONS - Operador Nacional do Sistema. Você tem direito de solicitar apurações dos seus indicadores individuais DIC, FIC, DMIC e DICRI a qualquer tempo e ser compensado em caso de violação do padrão permitido. Mais informações no PRODIST - Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.

9. Dúvidas sobre seu débito na Enel

Como consulto meu débito no site?

Você pode consultar suas contas em aberto na Agência Virtual, na opção de serviços online, resumo da dívida. Você também pode consultar seu débito através do Aplicativo Enel para iOS e Android.

Como efetuo o parcelamento de débito?

Para efetuar seu parcelamento é necessário ter no mínimo duas faturas e que uma delas tenha pelo menos 60 dias de vencimento (classes: Rural, Residencial, Baixa Renda e Ex Baixa Renda). O parcelamento do valor da fatura só pode ser solicitado pelo titular ou representante legal. Você pode requisitar o parcelamento pré aprovado pela nossa Agência Virtual e pelas nossas lojas de atendimento.

10. Denúncia de fraude

Como posso denunciar uma fraude?

Você pode denunciar uma fraude (gato) através deste site, na opção "Denuncie / Fraudes” ou ligando gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone 0800.285.0196.

11. Benefício Tarifa Social Baixa Renda

O que é a Tarifa Social Baixa Renda?

É um desconto na conta de energia criado pelo Governo Federal para famílias de baixa renda. Os descontos podem chegar até 65% em relação à classe residencial normal, são graduais e funcionam da seguinte forma:

  • Nos primeiros 30kwh/mês de consumo, 65% de desconto;
  • Acima de 30kwh até 100kwh/mês, 40% de desconto;
  • Acima de 100kwh até 220kwh/mês, 10% de desconto;
  • Acima de 220kwh/mês, não tem desconto.

Famílias indígenas e quilombolas (inscritas no CadÚnico) terão 100% de desconto nos primeiros 50kWh/mês consumidos (as demais faixas de consumo terão os mesmos percentuais de desconto da tabela acima).

O desconto na tarifa de energia elétrica só será concebido a uma única unidade consumidora residencial por família beneficiária, e aplicado após a validação do cadastro pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

 

 

Beneficiários Documentação Necessária

Famílias inscritas no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo.

Nome do Beneficiário

Nº. do NIS - Nº. de Identificação Social;

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto ou apenas RANI para indígenas;

Informar se a pessoa é indígena ou quilombola.

Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3(três) salários mínimos, que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma contínua.

Nome do Beneficiário Nº. do NIS - Nº. de Identificação Social;

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto.

Apresentação de atestado médico da necessidade do aparelho vital.

Beneficiários da Prestação Continuada da Assistência Social - BPC, ou seja, idosos e deficientes cuja família possua renda mensal per capita inferior a ¼ do salário mínimo.

Nome do Beneficiário

Nº. de identificação do trabalho (NIT) ou do Benefício (NB)

O CPF e um documento de Identificação Oficial com foto.

OBS:O Código do benefício que consta no documento, lembrando que os aceitos para enquadramento do Benefício Baixa Renda são: (87) Amparo assistencial ao portador de deficiência, (88) Amparo assistencial ao idoso, (30) invalidez urbano, (11) invalidez rural, (40) idosos urbano, (12) idosos rural.

Caso não tenha o benefício como faço para tê-lo?

  • Compareça a um dos postos de atendimento do Cadastro Único e inscreva-se no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico), para ter seu NIS;
  • No caso do BPC, compareça a uma agência do INS;
  • Vá a uma loja de atendimento da Enel e apresente os documentos necessários para o seu caso.

Já tenho o benefício. Como faço para não perdê-lo?

Caso você não tenha NIS ou NIT cadastrado na Enel, vá até uma de nossas lojas de atendimento e recadastre-se, apresentando os documentos mencionados acima.

12. Sobre o fornecimento de energia

O que devo fazer quando tenho pessoas em minha residência que usam equipamentos elétricos indispensáveis à vida?

O titular da conta ou familiares devem cadastrá-lo na Enel, em qualquer uma das lojas de atendimento, apresentando o atestado médico que comprove a necessidade de uso de equipamentos essenciais à vida, contendo as seguintes informações:

  • Nome do paciente;
  • Tipo de equipamento que está sendo utilizado;
  • Período previsto para utilização;
  • E a informação escrita que o aparelho é essencial à vida (atestado médico específico para esse fim).

Por que ocorrem desligamentos programados? Como serei informado(a)?

Eventualmente, a Enel interrompe o fornecimento de eletricidade porque as redes precisam de manutenções preventivas que ajudam a garantir a qualidade da energia que chega até sua casa. Consulte em nosso site se há interrupções programadas para sua instalação e qual a previsão de restabelecimento da energia.

Sem prévio aviso, esta programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada por motivo de mau tempo, impedimentos técnicos de última hora ou para preservar a segurança física dos trabalhadores envolvidos na obra. Pede-se desde já compreensão para a possibilidade de eventual reprogramação dos serviços em outra data.

Por razões de segurança, a distribuidora recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam sempre feitos com a chave geral desligada, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

ATENÇÃO: Não são informados os desligamentos acidentais, que não podem ser previstos pela distribuidora, normalmente ocasionados por temporais, vendavais, quedas de árvores, descargas atmosféricas e acidentes de veículos com a rede de energia.   

13. Iluminação pública

Quem é responsável pela iluminação pública?

A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública até o ponto de entrega é de responsabilidade das prefeituras municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.

Somente nos municípios listados a seguir, a manutenção da rede de iluminação pública é de responsabilidade da Enel Ceará, sendo que a substituição de lâmpadas é feita pelas respectivas prefeituras. Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Arneiroz, Aurora, Caririaçu, Cariús, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Granjeiro, Ibiapina, Icó, Jardim, Jucás, Milagres, Miraíma,Nova Olinda, Orós, Pentecoste, Quixelô, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Solonópole, Umari.

Como posso avisar a Enel que uma lâmpada da iluminação pública está acesa durante o dia?

Você pode avisar através do site ou ligando para a Central de Relacionamento no telefone 0800 285 0196, a ligação é gratuita. 

14. Canais de Atendimento

Onde posso solicitar os serviços da Enel?

Para sua maior comodidade, alguns serviços são oferecidos pela internet, na opção Agência Virtual. Na Agência Virtual, além de solicitar segunda via, você também pode comunicar o pagamento de sua fatura, pedir religação, modificar o endereço postal, alterar a data de vencimento, solicitar emergência, pedir ressarcimento, consultar débitos e poda de árvore.

Você também pode solicitar serviços através do Aplicativo Enel iOS e Android, e de nossas redes sociais. Via SMS você pode comunicar Falta de Luz (enviando o texto falta de luz + tecla espaço + número de cliente sem o dígito para o nº 26816).

Você pode ainda utilizar a Central de Relacionamento ou procurar uma Loja de Atendimento mais perto de você. Algumas lojas oferecem atendimento com hora marcada, que pode ser agendado pelo site da Enel ou pela Central de Relacionamento. 

15. Pagamento de Contas

Como posso escolher a melhor data para o vencimento para minha conta?

Você pode escolher uma entre as seis opções de vencimento: 01 - 05 - 10 - 15 - 20 - 25 de cada mês. Acesse a Agência Virtual no site, clique no menu e em "solicitar serviços”, depois selecione a opção de alterar a data de vencimento.

Você também pode ligar gratuitamente para a Central de Relacionamento (0800 285 0196). Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e documento de identidade.

A alteração da data de vencimento só poderá ocorrer após o período de 12 (doze) meses da última alteração.

Como faço o cadastro de débito automático?

Quem coloca a conta de energia no débito automático tem muitas vantagens: nada de filas, juros ou multas por atraso. Como de costume, você receberá a sua conta com antecedência para conferência e acompanhamento do seu consumo.

Para cadastrar a conta no débito automático acesse o site do seu banco e lembre-se de ter em mãos uma conta de energia elétrica, CPF, e o cartão do banco. Depois de cadastrado, usufrua do conforto e comodidade do débito automático.

Como posso pagar minha conta pela internet?

Basta acessar o site do seu banco, entrar com sua agência e conta, e selecionar a opção “pagamentos”. 

16. Dúvidas sobre nossos serviços

Estou desocupando um imóvel, o que devo fazer para solicitar um encerramento contratual?

Ao desocupar um imóvel, você pode entrar em contato com a gente através da Central de Relacionamento, no telefone 0800 285 0196, ou comparecer a uma de nossas lojas de atendimento, com as seguintes informações:

  1. Originais do CPF (Cadastro pessoa física) e carteira de identidade (RG), ou na falta desta última, original de qualquer documento oficial com foto válido em todo território nacional.
  2. Leitura atual do medidor.

A distribuidora providenciará uma conta de energia do consumo final e você deve solicitar o encerramento contratual.

Como posso solicitar uma segunda via da minha conta de energia?

Para sua maior comodidade, este serviço é oferecido pela internet, na página principal do site Enel. Basta informar seu do número do cliente e o CPF ou CNPJ.

Você também pode solicitar a segunda via da sua fatura através do Aplicativo Enel iOS e Android, e das nossas redes sociais.   

17. Serviços online

O que é o número do cliente?

É o seu número de identificação na distribuidora, que consta em nossos cadastros e pode ser encontrado na sua conta de energia elétrica. Sempre o tenha em mãos para atendimento em nossos canais.

Como posso criar meu cadastro na agência virtual?

É muito simples, basta clicar em "não tenho cadastro” e preencher os campos CPF, número do cliente (exibido na conta de energia) e e-mail. Crie uma senha com pelo menos 5 caracteres e digite-a novamente em confirmar senha, depois clique em enviar. Você receberá uma mensagem no seu e-mail com um link para confirmação do cadastro, aí é só clicar nele que você terá acesso aos serviços online da agência virtual.

Com um único e-mail poderei acessar todas as minhas contas?

Sim, todas as contas de baixa tensão com a mesma titularidade podem ser acessadas em um único cadastro. Para obter este recurso, você deve acessar Atualização de Cadastro-> Clientes Agrupados > Inclusão/Exclusão de Clientes, selecionar quais contas deseja agrupar e clicar em "Salvar". Para a atualização ser validada é preciso desconectar e fazer login novamente na área de serviços online.

Caso seu cadastro esteja atualizado, você terá acesso a todas as outras contas que estejam cadastradas com o mesmo documento.

Se durante seu acesso aos serviços online você verificar que alguma conta não está disponível para seleção na tabela "Inclusão/Exclusão de Clientes", possivelmente seu cadastro não está atualizado. Cliente pessoa física pode atualizar o cadastro através da nossa Central de Relacionamento, no 0800 285 0196, ou em uma Loja de Atendimento. Cliente pessoa jurídica pode dirigir-se a uma Loja de Atendimento.

Se quiser incluir outras contas que sejam de sua responsabilidade (caso seja o representante legal) você pode solicitar a inclusão desta conta através do menu "Atualização cadastro -> Inclusão/Exclusão de Clientes”, nos serviços online. Basta incluir o número do cliente (sem o dígito) e o documento (CPF/CNPJ), clicar no botão "confirmar" e depois no botão "finalizar". Quando você clicar em "finalizar" a distribuidora receberá sua solicitação, analisará e responderá por e-mail. Lembre-se que se o seu cadastro não estiver atualizado o sistema não permitirá a inclusão. Mantenha seu cadastro atualizado e aproveite esta facilidade.

Já acessava o antigo site, como faço para acessar agora?

O acesso aos serviços online no novo portal Enel Distribuição é realizado da mesma forma, através de e-mail e senha. Para isso, você precisa cadastrar seu e-mail e criar uma senha ou utilizar a mesma senha de antes.

Esqueci minha senha de acesso, como acesso o site?

Basta clicar em "esqueci minha senha” e informar o e-mail, que a Enel enviará uma mensagem com sua nova senha para o e-mail cadastrado.

Como posso alterar minha senha?

Você poderá alterar sua senha após seu login, clicando na opção "alterar senha”.

Como posso alterar o e-mail cadastrado?

Você poderá alterar seu e-mail após seu login, clicando na opção "alterar e-mail”.