Informações sobre Serviços | Enel

1. Aferição

Descrição

É a solicitação de verificação do medidor em laboratório, para apuração se os valores indicados pelo equipamento estão em conformidade com as condições de operação estabelecidas na legislação metrológica.

Condições de atendimento

A solicitação deve ser feita pelo titular da conta ou seu representante legal (Constituído por meio de procuração, com firma reconhecida).

Onde solicitar

Central de Relacionamento, Lojas de Atendimento, Facebook e Twitter,

Documentação necessária

Pessoa Física

Titular:

CPF (obrigatório) e RG (ou outro documento oficial com foto).

Representante Legal:

CPF, RG e Procuração (com firma reconhecida).

Pessoa Jurídica

Sócio:

Contrato social ou último aditivo, CNPJ, CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

Condomínio:

Convenção do Condomínio; Ata de nomeação do síndico; CPF; RG (Síndico).

Representante Legal:

Contrato Social, CNPJ, Procuração (Concedida por um dos sócios, com firma reconhecida), CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

Prazo para atendimento

O prazo para execução é de até 30 (trinta) dias corridos.

Taxas e custos do serviço

Caso não seja encontrada anormalidade no equipamento de medição será cobrada uma taxa do serviço de acordo com o instalado na Unidade Consumidora, conforme Art. 102 da Resolução 414/10 ANEEL.

Monofásico - R$ 8,45 | Bifásico - R$ 14,07 | Trifásico - R$ 18,76

2. Alteração de carga

Descrição

Serviço para o aumento ou diminuição da carga instalada na sua residência. Tipos de alteração:

Acréscimo de Carga: Aumentar a carga de Monofásico para Bifásico ou Trifásico, de Bifásico para Trifásico e de Trifásico para Trifásico (alteração da capacidade do disjuntor).

Decréscimo de carga: Diminuir a carga de Trifásico para Bifásico ou Monofásico e de Bifásico para Monofásico.

Condições de atendimento  

A Unidade Consumidora não pode possuir débitos vencidos e nem irregularidade total.

Onde solicitar

 Lojas de atendimento e facebook

Documentação necessária

Documentos de identificação pessoal: RG ou CPF

Descrição de carga que justifique a troca do medidor preenchida e assinada pelo solicitante (ou gravação no caso de solicitações pelo call center)

Prazo para Atendimento

Área Urbana: 5 (cinco) dias úteis / Área Rural: 10 (dez) dias úteis

Taxas do serviço 

Monofásico - R$ 6,56 | Bifásico - R$ 9,38 | Trifásico - R$ 18,76

Informações Importantes

Nos casos em que o cliente solicitar a substituição de um medidor de menor porte por um de maior porte e não possuir carga instalada que justifique tal solicitação, será cobrado o custo da diferença do valor entre o equipamento solicitado e a carga instalada no local, bem como dos materiais utilizados no serviço.

O novo equipamento de medição somente será instalado quando as adequações realizadas pelo consumidor estiverem de acordo com as normas técnicas da empresa, bem como em consonância com as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Nos casos em que o cliente desejar mudar o padrão de local e alegar não poder ficar sem energia, deverá instalar uma vigota na mesma medida do padrão (cinco ou sete metros), onde o cliente ficará energizado no prazo de até quinze (15) dias para fazer a mudança.

3. Alteração de data de vencimento

Descrição

Serviço disponibilizado para que o cliente possa escolher a melhor data para pagamento das suas faturas, obedecendo às alternativas oferecidas pela empresa.

Condições de atendimento

A solicitação deve ser feita pelo titular ou seu representante legal.

A Unidade Consumidora não pode possuir débitos vencidos.

Obs.: Conforme o artigo 124 § 2º da Resolução 4142010: A distribuidora deve oferecer pelo menos 6 (seis) datas de vencimento da fatura para escolha do consumidor, distribuídas uniformemente, em intervalos regulares ao longo do mês, podendo ser modificadas apenas com autorização prévia do consumidor, em um intervalo não inferior a 12(doze) meses após a escolha inicial.

Onde solicitar

Agência virtual, Facebook, Twitter, Central de Relacionamento e Lojas.

Documentação necessária

Pessoa Física

1. Titular:

CPF e RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto);

2. Representante legal:

CPF, RG e Procuração (com firma reconhecida em Cartório).

Pessoa Jurídica

1. Responsável legal da empresa ou da instituição:

Sócio: Contrato Social ou último aditivo e cartão do CNPJ;

Condomínio: Convenção do Condomínio, ata de nomeação do síndico e CNPJ;

Instituição Religiosa (igrejas): Ato Constitutivo da entidade religiosa, Ata de Eleição da Atual Diretoria e CNPJ.

2. Representante legal indicado para realizar este serviço:

CPF e RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto), Contrato Social, CNPJ e Procuração (concedida por um dos sócios).

 

Prazo para atendimento

O prazo para execução é de imediato.

OBS¹: Caso já tenha sido emitida a fatura no mês do pedido, a alteração ocorrerá a partir do mês seguinte.

OBS²: Quando o vencimento solicitado tiver data menor que a data do vencimento base, a conta alterada vencerá no mês seguinte. Havendo retorno do vencimento à data base, o consumidor deverá ficar ciente que no mês da transição ocorrerá o vencimento de duas faturas.

4. Atualização de Contato

Descrição

Atualização ou inclusão de telefone e e-mail de contato.

Condições de atendimento

A solicitação deve ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros.

Onde solicitar

Agência Virtual, Aplicativo, Facebook, Twitter, Central de Relacionamento e Lojas de Atendimento.

Prazo para Atendimento

Imediato.

Taxas e Custos do Serviço

Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

5. Atendimento de emergência

Descrição

Quando o cliente solicita o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica do imóvel.

A Enel se compromete em atender a solicitação o mais rápido possível, através de ações corretivas necessárias, dentro da responsabilidade da mesma.

Condições de Atendimento

A solicitação pode ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros.

Onde solicitar

Você pode registrar a falta de energia na Agência Virtual ou pelo Aplicativo para iOS e Android. Peça também por mensagem privada no facebook ou Twitter ou, se preferir, pela nossa Central de Relacionamento.

Taxas e Custos do Serviço

Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

Informações Importantes

Para otimizar o seu atendimento, por favor, informe o nº do cliente, o telefone do imóvel (com DDD) e um ponto de referência no ato do registro.

Orientamos que, em caso de falta de energia apenas no imóvel, verifique o disjuntor do medidor e do quadro de distribuição interno, caso possua, antes de solicitar o atendimento de emergência.

 

Para maiores informações clique aqui e assista um vídeo com todas as orientações.

6. Cadastro Cliente Vital

Descrição

Pessoas que dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica.

Condições de Atendimento

  • Existência de pessoa que necessite do uso contínuo de aparelhos morando na UC;
  • Solicitado somente pelo titular da UC.

Onde solicitar 

  • Lojas da Enel
  • Vapt Vupt

Documentação Necessária

  • Documento pessoal (RG ou Certidão de Nascimento do paciente);
  • Documentos que comprovem o vínculo de parentesco com o titular;
  • Atestado Médico original.

O Atestado Médico deverá conter:

  • A identificação e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM); A indicação da necessidade de utilização, previsão do período de uso continuado de equipamentos ou instrumentos que para o seu funcionamento demandem consumo de energia elétrica;
  • A classificação estatística internacional de doença e problemas relacionados a saúde (CID);
  • A UC do Cliente;
  • Data de emissão inferior ou igual a 30 dias.

Taxas e Custos do Serviço

Este serviço não possui cobrança de taxa.

Prazo para Atendimento

30 (trinta) dias corridos.

7. Encerramento contratual

Descrição

É o encerramento da relação contratual por opção do cliente, geralmente por motivo de mudança do imóvel. Esse procedimento resulta na retirada do medidor e ramal de ligação por parte da distribuidora.

Condições de Atendimento

Titular da conta ou representante legal (constituído de procuração reconhecida em cartório).

Onde solicitar

Facebook, Twitter, Central de relacionamentos e Lojas de Atendimento.

Documentação Necessária

O cadastro deverá estar em condições de ser validado pelo atendente no sentido de identificar se o solicitante é o titular.

Se Pessoa Física

Validar duas das informações cadastradas no sistema: nome da mãe, data de nascimento ou RG.

Se Pessoa Jurídica

Validar duas das informações cadastradas no sistema: razão social, nome do responsável ou CPF do responsável.

Prazo para Atendimento

Até 3(três) dias úteis na zona urbana.

Até 5(cinco) dias úteis na zona rural.

Taxas e Custos do Serviço 

Este serviço não possui cobrança de taxa.

Informações Importantes

No momento da retirada definitiva do medidor é realizada a leitura para a execução do faturamento final, cuja fatura será emitida para cobrança do consumo residual (referente ao período entre a data em que foi realizada a última leitura até a retirada do medidor) e demais pendências de sua responsabilidade que eventualmente existam, tais como: multas, juros, IGPM e taxas.

As faturas residuais vinculadas ao nome do titular só poderão ser retiradas com o valor atualizado através do Atendimento Presencial ou Mídias Sociais (Facebook e Twitter).

Obs: A Enel também pode solicitar o cancelamento da UC, quando a mesma permanecer suspensa por 2 ciclos completos de faturamento. Esse cancelamento só poderá ser efetuado desde que o consumidor seja notificado com 15 dias de antecedência. Essa notificação deve ser entregue impressa ou em destaque na própria fatura.

8. Ligação Nova

Descrição

Instalação de medidor em uma nova Unidade Consumidora para Clientes Comerciais e Residenciais em baixa tensão com potência instalada até 75KVA.

Condições de Atendimento

Pessoa Física: O interessado ou seu representante legal (Procuração com firma reconhecida).

Pessoa Jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio, representante legal (Procuração com firma reconhecida).

O solicitante não pode possuir dívida vencida com a Enel em seu CPF em qualquer Unidade Consumidora da área de concessão.

Deve ser maior de 18 anos, exceto nos casos de menor emancipado e não pode existir outro medidor ativo instalado na mesma residência.

Onde solicitar

Lojas de Atendimento e facebook.

Documentação Necessária

Pessoa Física

  • CPF
  • RG (ou outro documento com foto legível válido em todo território nacional) ou RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena);
  • NIS ou NB (Esp. 87 ou 88), para cadastro na Tarifa Baixa Renda, caso o cliente tenha.

Representante Legal

  • CPF
  • RG
  • Procuração (com firma reconhecida onde devem constar RG e CPF do solicitante).

Importante: O Serviço só poderá ser solicitado por clientes com CPF Regular. A situação cadastral do documento será consultada junto à Receita Federal.

Pessoa Jurídica

Sócio

  • RG e CPF de um dos sócios
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário* registrados na JUCEG ou;
  • Ata de Formação de Pessoa Jurídica registrada em cartório ou na JUCEG;

*No Requerimento do Empresário, deve constar, no campo Descrição do Ato, a informação INSCRIÇÃO.

Representante Legal

  • Contrato Social registrado na JUCEG ou;
  • Ata de Formação de Pessoa Jurídica registrada em cartório ou na JUCEG;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida onde constam o número do CPF e RG de um dos sócios).

Condomínio

Convenção do Condomínio, ata de nomeação do síndico, número do CPF e RG (síndico).

Instituições Religiosas (Igrejas)

Ato Constitutivo da entidade religiosa registrado em cartório de títulos e documentos, Ata de Eleição da atual diretoria registrada em cartório de títulos e documentos, membro eleito na ATA para a diretoria da igreja e número do CPF e RG (nomeado na ATA);

Banca de Jornal, Trailer e Quiosques

Alvará de funcionamento com as seguintes informações: Nome do cliente e documentação do requerente; Endereço do local de instalação do padrão; Carimbo e assinatura do responsável municipal; Descrito que a instalação de padrão de energia estará sendo em via pública; Data da autorização; Papel timbrado da Prefeitura; Toda documentação para Pessoa Física ou Jurídica.

OBS.: Em todos os casos o cliente deve saber o endereço completo do local. Caso isso não aconteça, a solicitação não poderá ser ingressada.

Prazo para Atendimento

Zona Urbana: 5 dias úteis sendo, 3 dias úteis para realização da vistoria e 2 dias úteis para a execução da ligação.

Zona Rural: 10 dias úteis sendo, 5 dias úteis para realização da vistoria e 5 dias úteis para a execução da ligação.

Taxas e Custos do Serviço

O serviço é passível de cobrança, caso haja necessidade de uma segunda e/ou mais visitas (vistorias), quando o cliente não cumprir as exigências do padrão ou por qualquer outro motivo de sua responsabilidade, conforme Art. 102 da Resolução 414/10 ANEEL. A cobrança será feita na 1ª conta de energia elétrica, conforme o medidor instalado

Custos e taxas

Apenas quando houver necessidade de duas ou mais vistorias nas instalações será cobrado taxa de acordo com o medidor solicitado no número de vezes que a distribuidora vistoriar após a primeira visita que não é cobrada.

Monofásico - R$ 6,56 | Bifásico - R$ 9,38 | Trifásico - R$ 18,76.

Informações Importantes

Quando a equipe técnica da Enel não aprovar as instalações será entregue o comunicado de vistoria e a solicitação ficará no status "Aguardando Retorno" até o cliente titular ou outra pessoa entrar em contato solicitando o retorno a da equipe de vistoria.

O pedido de retorno também está condicionado à quitação dos débitos vinculados ao CPF do solicitante titular.

9. Ligação Provisória

Descrição

São serviços em canteiros de obras para diversos tipos de manutenções, realizações de eventos artísticos, culturais, políticos, barracas de venda de bebidas, alimentos, artesanatos, ou qualquer outro tipo de comércio, circos, parques de diversões, exposições ou qualquer espécie de ligação conectada à rede elétrica da Enel por pequenos períodos de tempo.

Condições de Atendimento

  • Solicitado somente pelo titular;
  • O cliente não pode ter débito;
  • O CPF ou CNPJ do cliente não poderá estar em situação cancelada ou anulada junto à Receita Federal.

Onde solicitar

  • Lojas da Enel
  • Posto de Atendimento
  • Vapt Vupt

Documentação Necessária

Pessoa Física

  • CPF e RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto) originais do próprio cliente;
  • Licença de Órgão Público para utilização da área ou espaço físico.

Pessoa Jurídica

  • CPF, RG originais do responsável;
  • Documentação que comprovam a constituição da pessoa jurídica;
  • Licença de Órgão Público para utilização da área ou espaço físico.

Prazo de atendimento

  • Zona Urbana: 5 dias úteis
  • Zona Rural: 10 dias úteis

Por isso é importante que o cliente faça a solicitação com antecedência.

Taxas e custos do serviço

O valor do serviço varia conforme a carga solicitada pelo consumidor.

Quando houver reprovação será cobrada a taxa de vistoria.

Informações adicionais

O período máximo que a UC poderá ficar sem medição é de 90 dias.

O cliente deverá preencher e assinar o formulário "Descrição de Carga Instalada" no ato do registro do pedido.

10. Parcelamento de débitos

Descrição

Negociação de dívidas em duas ou mais parcelas.

Condições de Atendimento

Na Central de atendimento e facebook

  • Solicitado somente pelo titular ou representante legal;
  • A Unidade Consumidora não poderá estar Inativa;
  • Não poderá haver um serviço de Cancelamento de Contrato em andamento;
  • O CPF ou CNPJ do cliente não poderá estar em situação cancelada ou anulada junto à Receita Federal;
  • A UC não pode estar com Irregularidade Total, Processo Jurídico ou que tenha cheques devolvidos;
  • A UC deve possuir mais de uma fatura vencida;
  • O valor máximo da negociação é de até R$ 1.500,00 (Um mil e quinhentos reais) - já com a inclusão de multas, juros e correções monetárias;
  • A entrada é de 50% do valor total (o restante pode ser dividido em até 2 parcelas iguais);
  • O valor mínimo da entrada e parcelas é de R$ 50,00.

Na loja de atendimento e Vapt Vupt

  • Solicitado somente pelo titular ou representante legal;
  • O cliente tem que estar com o cadastro completo;
  • O CPF ou CNPJ do cliente não poderá estar em situação cancelada ou anulada junto a Receita Federal;
  • A Unidade Consumidora não pode estar com Irregularidade Total, Processo Jurídico ou que tenha cheques devolvidos;
  • A UC deve possuir mais de uma fatura vencida (Exceção: Poderão negociar a partir de 1 (uma) fatura vencida em casos comprovados de fuga de energia ou quando o  valor correspondente ao somatório das taxas, multas e juros de mora for superior a 50% do consumo faturado do mesmo mês de referência);
  • O valor máximo da negociação é de até R$ 10.000,00 (já com a inclusão de multas, juros e correções monetárias);
  • O valor mínimo das parcelas é de R$ 50,00;
  • Para o Parcelamento de débitos acima de R$1.500,00 será necessária a apresentação de 1 avalista.

Onde solicitar

  • Central de Atendimento;
  • Lojas da Enel;
  • Facebook;
  • Vapt Vupt.

Documentação Necessária

Pessoa Física

  • CPF e RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto) originais do próprio cliente;

Pessoa Jurídica

  • CPF, RG originais do responsável;
  • Documentação que comprovam a constituição da pessoa jurídica;

Taxas e Custos do Serviço

O serviço não gera cobranças de taxas, apenas os valores parcelados onde serão incluídos os acréscimos moratórios que serão cobrados nas faturas posteriores.

Desistência do parcelamento

  • Só poderá ser solicitada pelo titular da UC;
  • Só poderá ser feita até o primeiro dia posterior ao da efetivação do parcelamento;
  • Não poderá ter sido realizado pagamento de nenhuma das parcelas geradas pela negociação;

11. Religação normal

Descrição

Quando o cliente solicita o restabelecimento do fornecimento de energia que foi suspenso.

Condições de Atendimento

Pessoa Física

Titular da conta ou seu representante legal ou terceiros.

Pessoa Jurídica

Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal ou terceiros.

Onde Solicitar

Aplicativo, Facebook, Twitter, Agência Virtual, Central de atendimento e Lojas de Atendimento.

Documentação Necessária

RG ou CPF do solicitante.

Prazo de Atendimento

Dentro do horário comercial (Segunda a Sexta das 08h às 18h): Prazo de 24 horas contadas ininterruptamente. O início da contagem do prazo se dá a partir do pedido.

Fora do horário comercial (Segunda a Sexta após 18h até 08h/ Sábado, Domingos e Feriados): O início da contagem do prazo se dá a partir do horário comercial. Prazo de 24 horas contadas ininterruptamente.

Taxas e Custos do Serviço

 Monofásico: R$ 7,49 | Bifásico: R$ 10,31 | Trifásico: R$ 30,97

12. Segunda Via de Conta

Descrição

É a geração de 2ª via de conta mediante solicitação do cliente por qualquer motivo.

Condições de Atendimento

A solicitação deverá ser feita por:

Pessoa Física: Titular da conta, seu representante legal ou terceiros.

Pessoa Jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio, representante legal ou terceiros.

Onde solicitar

Aplicativo, Facebook, Twitter, Agência Virtual, Central de Relacionamento e Lojas de Atendimento.

Prazo para Atendimento

Imediato

Taxas e Custos do Serviço

Solicitando a fatura completa em nossa Central de Relacionamento, Lojas, e Redes Sociais, é cobrada a taxa de R$ 2,80.

Você também pode acessar a sua segunda via de conta sem cobrança de taxas, no Aplicativo e na Agência Virtual desse site.