Informações Sobre Serviços | Enel

1. Aferição.

Descrição -  É uma solicitação para verificar se as eventuais variações do medidor estão dentro dos limites percentuais admissíveis pelo órgão regulador (Instituto Nacional de Pesos e Medida - INPM). 

Condição de atendimento -  Titular da conta ou seu representante legal (Constituído por meio de procuração, com firma reconhecida). 

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/FaleConosco.aspx), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

 

Documentação Necessária:  

Pessoa Física

  • Titular da Conta: CPF ou RG e na ausência deste outro documento de identificação oficial com foto; 
  • Representante Legal: CPF ou RG e Procuração (com firma reconhecida)

Pessoa Jurídica

SÓCIO:

  • Contrato social ou último aditivo;
  • Nº CNPJ; 
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

CONDOMÍNIO:

  • Ata de nomeação do síndico; 
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto (síndico).

Representante Legal:

  • Contrato Social;
  • Nº CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

 

IMPORTANTE: O atendimento não está recebendo fax com documentos. Para pessoa física e representante legal cadastrado no sistema, a solicitação poderá ser feita no Call Center.

 

Prazo para Atendimento - 30 dias corridos. 

Taxas e custos dos serviços -  A cobrança será realizada quando não for encontrado anormalidade no medidor da unidade consumidora, conforme Art. 102 da Resolução Normativa ANEEL nº 414/10. 

A cobrança será realizada com base no tipo de medidor:

 

Monofásico: R$ 8,61 | Bifásico: R$ 14,33 |Trifásico: R$ 19,11

2. Agendamento de atendimento em loja com hora marcada.

Descrição -  Agendamento para atendimento por hora marcada nas Lojas de Atendimento. 

Condição de Atendimento -  A solicitação pode ser feita por Titular da conta, seu representante legal ou terceiros. Tolerância de 15 minutos para realização do atendimento, após o prazo, o agendamento será cancelado. O serviço de agendamento "Hora Marcada" está disponível para as Lojas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Prazo para Atendimento - Imediato. 

Horários disponíveis para o agendamento - De segunda à sexta-feira, de acordo com o horário de funcionamento da loja solicitada, os agendamentos são marcados sempre de 15 em 15 minutos. 

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

3. Alteração de carga.

Descrição - Quando o cliente solicita o aumento ou diminuição da carga instalada na sua residência. Tipos de alteração:

  • Acréscimo de Carga: aumentar a carga de Monofásico para Bifásico ou Trifásico, de Bifásico para Trifásico e de Trifásico para Trifásico (alteração da capacidade do disjuntor);
  • Decréscimo de carga: diminuir a carga de Trifásico para Bifásico ou Monofásico e de Bifásico para Monofásico. 

Condição de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular ou seu representante legal. 

Onde Solicitar - Lojas de Atendimento. 

 

Pessoa Física

  • Documentação necessária de acordo com a carga instalada na UC, levantamento da carga que será utilizada.

 

Titular da Conta:

  • CPF ou RG e na ausência deste outro documento de identificação oficial com foto.

Representante Legal:

  • CPF ou RG e Procuração (com firma reconhecida).  

Pessoa Jurídica

  • Documentação necessária de acordo com a carga instalada na UC, levantamento da carga que será utilizada.

 

Sócio

  • Contrato social ou último aditivo;
  • Nº CNPJ;
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

 

Representante Legal

  • Contrato Social;
  • Nº CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto. 

 

Condomínio

  • Ata de nomeação do síndico;
  • CPF;
  • RG (síndico).

 

Prazo para Atendimento – Urbano - 3 dias úteis para vistoria e 2 dias úteis para execução

Rural - 05 dias úteis para vistoria e 05 dias úteis para execução do serviço.

 

Taxas e custos do serviço - Se houver mais de uma visita devido ao não cumprimento de alguma exigência ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente, será cobrada a taxa serviço de vistoria após a segunda visita. Quando houver necessidade de obra poderá haver a participação financeira do cliente.       

4. Alteração de data de vencimento.

Descrição - Serviço disponibilizado para que o cliente possa escolher a melhor data para pagamento das suas faturas, obedecendo às alternativas oferecidas pela empresa. 

Condição de Atendimento - Titular ou seu Representante Legal. São disponibilizados 6 (seis) datas de vencimento da fatura. (01, 05, 10, 15, 20, 25) 

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária: 

 

Pessoa Física

Titular da Conta:

  • CPF ou RG e na ausência deste outro documento de identificação oficial com foto.

 

Representante Legal:

  • CPF ou RG e Procuração (com firma reconhecida) . 

 

Pessoa Jurídica

Sócio: 

  • Contrato social ou último aditivo;
  • Nº CNPJ;
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

 

Condomínio:

  • Ata de nomeação do síndico;
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto (síndico).

 

Representante Legal:

  • Contrato Social;
  • Nº CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto. 

 

Prazo para atendimento - A alteração é realizada em até 60 dias.

 

OBS: Se a unidade consumidora estiver no período de leitura do medidor, a alteração será contemplada no próximo ciclo de faturamento.  

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.  

5. Atualização de dados cadastrais.

Descrição - Quando o cliente solicita a atualização dos seus dados cadastrados no sistema. 

Condição de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros*. *Terceiros poderão fazer atualização de telefone e e-mail.

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo (disponível para IOs e Android), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

A documentação necessária será de acordo com o documento a ser atualizado.

Para CEP, telefone e e-mail, não será necessária apresentação de documentos.

 

Pessoa Física

Solicitante:

  • CPF;
  • RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto).

 

Representante legal:

  • CPF, RG e Procuração (com firma reconhecida em Cartório);
  • Original e cópia dos documentos.

 

Terceiros: Terceiros poderão fazer atualização de telefone e e-mail. Não é necessário pedir documentos. 

 

Pessoa Jurídica

Responsável legal da empresa ou da instituição:

Sócio:

Contrato Social ou último aditivo;

Cartão do CNPJ.

 

Condomínio:

  • Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico;
  • CNPJ.

 

Instituição Religiosa (igrejas):

  • Ato Constitutivo da entidade religiosa;
  • Ata de Eleição da Atual Diretoria e CNPJ;
  • Original dos documentos.

 

Representante legal indicado para realizar este serviço:

 

  • CPF e RG;
  • Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios);
  • Original dos documentos.

 

Atenção: Verificar se possui toda a documentação necessária antes de solicitar o serviço.

Prazo para Atendimento: Imediato. 

Taxas e Custos do Serviço: Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

6. Atendimento de emergência.

Descrição - É um atendimento que é realizada uma manutenção corretiva, motivada pela interrupção do fornecimento de energia de uma ou mais Unidades Consumidoras ou situações de risco. 

Condição de atendimento - Qualquer interessado.

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo (disponível para IOs e Android), SMS, ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

SMS - Registre sua Falta de Luz: Envie a mensagem para 26816 falta de luz + (deixa espaço) + número do cliente sem o dígito (serviço gratuito) 

Twitter @EnelClientesBR - Envie uma mensagem direta #falta de luz + Estado da sua cidade + (deixa espaço) + número do cliente sem o dígito (serviço gratuito) 

Facebook Enel Clientes Brasil (https://enelfacebook.deway.com.br/enelface/index/) - informe o Estado da sua cidade, selecione falta de luz e o número do cliente sem o dígito (serviço gratuito) 

 

Prazo para Atendimento - O prazo para resolução do problema é estimado, podendo o atendimento ser realizado antes ou após o horário previsto. O sistema gera um prazo de forma automático para cada cliente de acordo com a quantidade de viaturas disponíveis, proximidade da localidade, demanda de atendimentos e risco a terceiros.

 

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente. 

Informações Importantes - Necessário dois telefones para contato (fixo ou celular com DDD sem o 0), preferencialmente do local onde está o problema no fornecimento.

 “O trote tem sido uma constante nos atendimentos de emergência e tem causado vários transtornos, além de colocar em risco a vida das pessoas, portanto orientem seus filhos e amigos a usarem corretamente o atendimento de emergência.”

7. Cadastramento de Baixa Renda.

Descrição - É um desconto na conta de energia incidente sobre a tarifa aplicável a classe residencial e criado pelo Governo Federal para famílias de Baixa Renda. 

Condição de atendimento –

Para cadastramento: qualquer pessoa (além do titular da conta) que resida na unidade consumidora.

Para descadastramento: apenas o titular da conta ou titular do benefício. 

Tem direito ao desconto por: 

  • Número de inscrição social – NIS:
  • A família deve estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal e possuir renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo nacional;
  • Os dados no Cadastro Único devem ser atualizados a cada dois anos;
  • Cada família tem direito ao benefício em uma única unidade consumidora;
  • O endereço tem que estar atualizado no cadastro do Governo Federal.

 

  • Benefício de prestação continuada da assistência social – BPC

 

Que receba o benefício de prestação continuada da assistência social - BPC.

 

  • Clientes vitais baixa renda:

 

Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos, desde que alguém da família seja portador de doença ou deficiência, cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico precise do uso continuado de aparelho, equipamento ou instrumento que para seu funcionamento demandem consumo de energia.

 

Para fins de comprovação o relatório e atestado devem: 

 

Ser homologados pela Secretaria Municipal de Saúde, nos casos em que o médico não atue no âmbito do SUS ou em estabelecimento particular conveniado;

Certificar a situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período (período de validade) de uso continuado de aparelhos;

Conter a classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde CID;

Ter o carimbo e assinatura com o número de inscrição no médico responsável no Conselho Regional de Medicina – CRM;

Descrição dos aparelhos, dos equipamentos ou dos instrumentos utilizados na residência que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;

Número de horas mensais de utilização de cada aparelho, equipamento ou instrumento;

  • Endereço da unidade consumidora;
  • Número de Identificação Social – NIS.

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/FaleConosco.aspx), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

 

 Documentação Necessária:

  • Número de inscrição social – NIS/ benefício de prestação continuada – BPC

CPF;

RG ou um documento oficial com foto;

NIS do cadastro único ou no caso de recebimento do BPC (benefício de prestação continuada), o número do benefício – NB.

 

  • Indígenas ou Quilombola:

CPF e um documento oficial com foto; ou

RANI - Registro Administrativo de Nascimento Indígena;

NIS do cadastro único, onde esteja marcado como Indígena/Quilombola.

 

  • Vitais Baixa Renda:

CPF;

RG ou um documento oficial com foto;

NIS do cadastro único ou no caso de recebimento do BPC (benefício de prestação continuada), o Número do Benefício – NB;

Apresentar atestado médico:

  • O Atestado Médico deve certificar a situação clínica e de saúde do morador portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica; - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID;
  • Número de inscrição do profissional médico responsável no Conselho Regional de Medicina – CRM; - Descrição dos aparelhos, dos equipamentos ou dos instrumentos utilizados na residência que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
  • Número de horas mensais de utilização de cada aparelho, equipamento ou instrumento;
  • Endereço da unidade consumidora; 
  • Nos casos em que houver necessidade de prorrogação do período previsto no relatório médico ou no atestado, o responsável pela unidade consumidora ou o portador da doença ou da deficiência deve solicitar novo Atestado Médico para manter o benefício;
  • Nos casos em que o período de uso seja superior a 1 (um) ano, o responsável pela unidade consumidora ou o próprio portador da doença ou da deficiência deve, para manutenção do benefício, uma vez a cada 12 (doze) meses, apresentar novo relatório e atestado médico, devendo a distribuidora informar ao consumidor sobre essa necessidade com até 30 (trinta) dias de antecedência.

Prazo de Atendimento - O desconto será concedido na próxima fatura, porém, se a unidade consumidora estiver em processo de faturamento, o desconto ocorrerá na conta subsequente.

Obs. o desconto do Baixa Renda nas faturas de energia seguintes, ficará condicionado ao envio da confirmação do cadastro pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social). Caso ocorra algum problema, será necessário o cliente procurar CRAS (conselho regional de assistência social) que é o representante do MDS de sua região para obter qualquer tipo de informação. 

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

8. Cadastro Cliente Vital.

Descrição - Pessoas que dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e dependentes de energia elétrica. 

Condição de atendimento - O titular da conta ou terceiros, desde que confirme os dados da unidade consumidora.

Onde Solicitar - Central de Relacionamento e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

Caso não seja possível apresentar a documentação no ingresso da ordem, será necessária a apresentação dos mesmos no momento da vistoria em campo (original e cópia, e esta será retida pelo vistoriador);

 

PESSOA FÍSICA

RG;

CPF;

Atestado médico*.

 

PESSOA JURÍDICA

CNPJ.

Atestado médico*.

 

* O atestado médico precisa conter as seguintes informações:

Nome do paciente;

Tipo do equipamento que está sendo utilizado;

O período previsto para utilização do equipamento;

Informação expressa de que o uso do equipamento é para preservação da vida.

 

Importante: Qualquer outro documento apresentado que comprove a necessidade da utilização de equipamento essencial à vida será avaliado.

 

Prazo para Atendimento - 30 (trinta) dias corridos. Vistoria de indagação: Até 7 dias úteis da data da solicitação.

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente.

Informações Importantes: o documento deve ser entregue no ato da vistoria de indagação que ocorrerá na unidade consumidora.

9. Comunicação de conta paga.

Descrição - Quando o cliente comunica o pagamento de uma conta de luz para evitar a suspensão do fornecimento.

Condições de Atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros.

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou se preferir, pelo nosso Call Center (0800 28 00 120) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

Pessoa Física:

Não é necessário solicitar documentação.

Pessoa Jurídica:

CNPJ da empresa (Para atualização no sistema); CPF ou RG do solicitante (ambos os casos, tenha em mãos).

Prazo para Atendimento - O prazo para execução é de 6 dias úteis.

Taxas e Custos do Serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente. 

10. Débito automático.

Descrição - É um serviço totalmente gratuito, confortável e seguro de pagar as contas de luz, evitando atrasos e a consecutiva cobrança de juros e multas. O valor da fatura é debitado automaticamente da conta bancária do cliente no dia do vencimento, o cliente pode escolher entre 6 datas de vencimento disponibilizadas pela Enel. O cliente continuará recebendo suas contas de energia, mesmo com o cadastro de débito automático. No rodapé da fatura, será informado que a conta é debitada automaticamente.

Condições de Atendimento - O serviço deve ser solicitado por Pessoa Física: Titular da conta bancária ou representante legal (Procuração). Pessoa Jurídica: Sócio ou representante legal da empresa (Procuração).

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), ou, se preferir, pelo nosso Call Center (0800 28 00 120) e Lojas de Atendimento.  (Para o Banco do Brasil, Mercantil, Bradesco, Itaú e Santander).

Documentação Necessária:

Pessoa Física: 

CPF do titular da conta bancária; Representante Legal: CPF, RG e Procuração (com firma reconhecida concedida pelo solicitante) e cópia do CPF e RG do solicitante.

Pessoa Jurídica:

Sócio:

  • CPFRG;
  • CNPJ (válido);
  • Contrato social ou último aditivo ou cartão do CGC.

Representante Legal:

  • CPF, RG (Representante Legal);
  • CNPJ (válido);
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • CPF e RG de um dos sócios;
  • Contrato Social ou último aditivo ou cartão do CGC.

Condomínio:

  • Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico;
  • CPF e RG (síndico).

 

Obs.: O CNPJ deverá ser cadastrado / atualizado no sistema.

Prazo para atendimento - inclusão: 3 dias úteis.

ATENÇÃO: Se a conta estiver em processo de faturamento, o débito automático somente será iniciado a partir da conta subsequente.

EXCLUSÃO: Imediatamente para a Enel. O banco, entretanto, receberá a solicitação de cancelamento em até 3 dias úteis.

Taxas e custos do serviço - Este serviço não possui cobrança de taxa.

Informações Importantes - O cadastro de débito automático diretamente com a Enel poderá ser feito para o Banco do Brasil, Mercantil, Bradesco, Itaú e Santander.  

11. Encerramento da relação contratual.

Descrição - É o encerramento de contrato entre a distribuidora e cliente. 

Condição de atendimento - Titular da conta ou representante legal (constituído de procuração reconhecida em cartório). 

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/FaleConosco.aspx), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

 

PESSOA FÍSICA:

CPF. Caso não tenha, confirmar o RG ou documento oficial com foto;

Representante Legal: necessário que estejam cadastrados o RG e o CPF no sistema. Caso contrário, a solicitação ocorrerá apenas na loja de atendimento, mediante apresentação da procuração.

 

PESSOA JURÍDICA:

CNPJ;

Representante Legal: necessário que estejam cadastrados o RG e o CPF no sistema. Caso contrário, a solicitação ocorrerá apenas na loja de atendimento, mediante apresentação da procuração.

 

Nos casos de falecimento do titular, será necessária a apresentação da cópia da certidão de óbito.

Pré-Requisitos - Leitura atual do medidor ou média de consumo dos últimos 12 meses. Quando não for possível o cliente informar a leitura ou o cálculo da média de consumo, o mesmo poderá solicitar a coleta da leitura em campo.  

Prazo para Atendimento – 3 dias úteis.

Taxas e Custos do Serviço - Não tem custo para esse serviço.

12. Ligação nova.

Descrição - Instalação de medidor em uma nova Unidade Consumidora para Clientes Comerciais e Residenciais em baixa tensão com potência instalada até 75KVA. 

Condição de atendimento:

 

Pessoa Física

O interessado ou seu representante legal (Procuração com firma reconhecida). 

 

Pessoa Jurídica

Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio, representante legal (Procuração com firma reconhecida). 

  • O solicitante não pode possuir DÍVIDA VENCIDA com a Enel e em outras Unidades Consumidoras. Deve ser maior de 18 anos, exceto nos casos de menor emancipado e não pode existir outro medidor ativo instalado na mesma residência. 

Onde Solicitar - Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:  A solicitação de ligação nova deverá ser realizada pelo interessado na titularidade da conta ou por pessoa por ele legalmente constituída, através de procuração pública ou particular com reconhecimento de firma em Cartório, neste caso a procuração deverá ser entregue ao atendente.

 

Pessoa Física

  • CPF que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada conforme Instrução Normativa da Receita Federal;

 

  • RG ou na falta deste o original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional;

 

  • RNE para estrangeiros;

 

  • RANI para indígenas.

 

Pessoa Jurídica

  • CNPJ; 
  • Contrato Social ou último aditivo.

 

Condomínio:

  • A Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico.

 

Quiosques, bancas de revistas, placas ou similares:

  • É necessário a documentação da prefeitura local autorizando o funcionamento do mesmo. 

 

Instituições Religiosas (Igrejas):

  • Ato Constitutivo da entidade religiosa registrado em cartório de títulos e documentos; 
  • Ata de Eleição da Atual Diretoria registrada em cartório de títulos e documentos.

 

Membro eleito na ATA para a diretoria da igreja:

  • Número do CPF e RG (nomeado na ATA).

 

Representante Legal:

  • Procuração com firma reconhecida pelo membro nomeado na ATA da Entidade;
  • Número do CPF e RG (representante legal).

Prazo para Atendimento - Ligação urbana: 03 (três) dias úteis para vistoria e 02 (dois) dias úteis para execução do serviço. Ligação rural: 05 (cinco) dias úteis para vistoria e 05 (cinco) dias úteis para execução do serviço.

Taxas e Custos do Serviço - O serviço é passível de cobrança, caso haja necessidade de uma segunda e/ou mais visitas (vistorias), quando o cliente não cumprir as exigências do padrão ou por qualquer outro motivo de sua responsabilidade. 

 Informações Importantes - A 1º vistoria não é cobrada. Será cobrada a 2ª e demais vistorias realizadas pela Enel devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do Cliente. A cobrança será feita na 1ª conta de energia elétrica. Consultar o valor com o atendimento. Havendo necessidade de extensão de rede, o prazo será de 30 dias contado da solicitação para elaboração do estudo e 30 dias para início da obra.

13. Ligação provisória.

Descrição - São ligações em regime provisório para atender eventos artísticos, culturais, políticos, entre outros. 

Condição de atendimento - A solicitação deve ser feita com antecedência mínima de 10 (dez) dias corridos da realização do evento. O prazo máximo para uma Ligação Provisória é de 90 dias corridos, caso o cliente queira a ligação por mais de 90 dias deverá solicitar uma ligação definitiva para o local (Pré-venda/Ligação Nova);

Onde Solicitar -  Lojas de Atendimento

Documentação Necessária:

 

Pessoa Física

  • Número do CPF;
  • RG ou outro documento original com foto (legível válido em todo território nacional) ou RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).

Representante Legal:

  • Número do CPF;
  • Apresentação do RG ou outro documento oficial com foto;
  • Procuração (com firma reconhecida concedida pelo solicitante);
  • Número do CPF e RG do solicitante.

 

Importante: o Serviço só poderá ser solicitado por clientes com CPF Regular, Pendente de Regularização ou Suspenso. É imprescindível a verificação da situação cadastral junto à Receita Federal.

Pessoa Jurídica

Sócio:

  • Número do CPF;
  • Apresentação do RG ou outro documento oficial com foto;
  • Contrato social ou último aditivo;
  • cartão do CGC, CNPJ.

 

Representante Legal:

  • Número do CPF;
  • Apresentação do RG ou outro documento oficial com foto;
  • Contrato Social;
  • CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • Número do CPF e RG de um dos sócios.

 

Condomínio:

  • Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico;
  • Número do CPF;
  • Apresentação do RG ou outro documento oficial com foto do síndico.

 

Importante: O Serviço só poderá ser solicitado por clientes com CNPJ Regular, Pendente de Regularização e Suspenso. É imprescindível a verificação da situação cadastral junto à Receita Federal.

 

Instituições Religiosas:

  • Número do CPF e RG do Membro eleito na ATA para diretoria da Igreja (nomeado na ATA). 

Representante Legal:

  • Procuração com firma reconhecida pelo membro nomeado na ATA da Entidade;
  • Número do CPF e RG (representante legal).
  • CNPJ;
  • Ato Constitutivo da entidade religiosa; 
  • Estatuto Social;
  • Ata de Eleição da Atual Diretoria.

Prazo para atendimento – Definição do cliente;

Taxas e custos do serviço - A despesa referente à execução do serviço será cobrada de acordo com o Artigo 52 inciso I da Resolução nº. 414 da ANEEL.

14. Mudança de local do medidor.

Descrição - Quando o cliente solicita a mudança do seu medidor (relógio) de local para o outro. 

Condição de atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular ou seu representante legal. 

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/faleconosco), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

 

Pessoa Física

Necessário confirmar documentação do titular da conta (RG e CPF) 

Pessoa Jurídica

Necessário confirmar documentação do titular da conta (CNPJ e Contrato Social ou último aditivo) 

Prazo para Atendimento - 15 (quinze) dias úteis para execução do serviço.

Taxas e Custos do Serviço -

  • Monofásico com Desligamento: R$274,56;
  • Bifásico com Desligamento: R$ 325,74;
  • Trifásico com Desligamento: R$ 325,74;
  • Monofásico: R$ 152,34
  • Bifásico: R$ 209,05
  • Trifásico: R$ 209,05

15. Parcelamento de débitos.

Descrição - Parcelar o débito total ou parcial. 

Condição de atendimento - Titular da conta ou representante legal (constituído de procuração reconhecida em cartório). 

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/faleconosco), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

 

Pessoa Física

  • CPF e RG ou na falta deste, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

 

Pessoa Jurídica

Sócio

  • Contrato social ou último aditivo;
  • Nº CNPJ;
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto.

 

Representante Legal

  • Contrato Social;
  • Nº CNPJ;
  • Procuração (concedida por um dos sócios, com firma reconhecida);
  • CPF e RG ou outro documento de identificação oficial com foto. 

 

Condomínio

  • Ata de nomeação do síndico
  • CPF e RG (síndico).

 

Prazo para Atendimento – (01) um dia útil para pagamento da QIP;

 Deverá ser realizado de imediato, não havendo possibilidade de prorrogação.

Taxas e Custos do Serviço - Será cobrado 1% de juros ao mês.

16. Reclamação de consumo.

Descrição - Quando o cliente solicita a análise do consumo e/ou leitura do medidor para confirmar se o faturamento está correto.

Condições de Atendimento - A solicitação deve ser feita pelo titular, representante legal ou por terceiros.

Onde Solicitar - Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/faleconosco), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 28 00 120) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária : 

Pessoa Física

Solicitante:

  • CPF ou RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto).

Representante legal:

  • CPF ou RG;
  • Procuração (com firma reconhecida em Cartório).

Pessoa Jurídica

Responsável legal da empresa ou da instituição:

Sócio:

  • Contrato Social ou último aditivo e cartão do CNPJ.

Condomínio:

  • Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico;
  • CNPJ.

Instituição Religiosa (igrejas):

  • Ato Constitutivo da entidade religiosa;
  • Ata de Eleição da Atual Diretoria;
  • CNPJ.

Representante legal indicado para realizar este serviço:

  • CPF ou RG;
  • Contrato Social do CNPJ e da Procuração (concedida por um dos sócios).

Verifique se você está com toda a documentação necessária antes de solicitar o serviço.

Prazo para Atendimento - O prazo para execução é de até 5 (cinco) dias úteis.

Taxas e Custos do Serviço – Este serviço não possui cobrança de taxa para o cliente. 

17. Reforma de padrão.

Descrição - Deslocamento provisório do medidor para deixar o padrão livre por um determinado tempo para que o cliente possa realizar toda a manutenção necessária com segurança.

Condições de Atendimento - A solicitação deve ser feita por Pessoa Física: Titular da conta ou seu representante legal. Pessoa Jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal.

Onde Solicitar - Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/faleconosco), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 28 00 120) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária: 

Pessoa Física

Solicitante: 

  • CPF ou RG (no caso de inexistência deste, outro documento oficial com foto).

Representante legal:

  • CPF ou RG;
  • Procuração (com firma reconhecida em Cartório).

Pessoa Jurídica

Responsável legal da empresa ou da instituição:

Sócio:

  • Contrato Social ou último aditivo;
  • Cartão do CNPJ.

Condomínio:

  • Convenção do Condomínio;
  • Ata de nomeação do síndico;
  • CNPJ.

Instituição Religiosa (igrejas):

  • Ato Constitutivo da entidade religiosa;
  • Ata de Eleição da Atual Diretoria;
  • CNPJ.

Representante legal indicado para realizar este serviço:

  • CPF ou RG;
  • Contrato Social do CNPJ e da Procuração (concedida por um dos sócios).

Prazo para Atendimento - reforma de padrão residencial: 03 (três) dias úteis para vistoria e 04 (quatro) dias úteis para execução do serviço.

Montagem de padrão: Em até 5 (cinco) dias úteis o padrão será instalado.

Importante: O prazo para a montagem do padrão não contabilizará para o prazo dos serviços (vistoria e execução).

Taxas e Custos do Serviço - Será cobrado o valor R$ 249,48 pela execução do serviço. A cobrança está de acordo com o Art. 44 da Resolução 414/10 ANEEL. 

18. Religação.

Descrição - Quando o cliente solicita o restabelecimento do fornecimento de energia que foi suspenso. 

Tipos de Religação - Religação Normal e Religação de Urgência 

Condição de atendimento:

Pessoa física: Titular da conta ou seu representante legal ou terceiros.

Pessoa jurídica:  Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, representante legal ou terceiros.

Onde solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

SMS - Religação: Envie a mensagem para 26816 RELIG + (deixa espaço) + número do cliente sem o dígito (serviço gratuito) 

Documentação Necessária - Não é necessário solicitar documentação. 

Prazo para Atendimento:

  • Religação Normal Urbana: 24 horas; 
  • Religação Normal Rural: 48 horas; 
  • Religação de Urgência Urbana: 4 horas; 
  • Religação de Urgência Rural: 8 horas. 

Taxas e Custos do Serviço:

Religação Normal: Monofásica R$ 7,63 |Bifásica R$ 10,51|Trifásica R$ 31,55.

Religação Urgente: Monofásica R$ 38, 25 |Bifásica R$ 57,40 |Trifásica R$ 95,68.

 

Informações Importantes:

A religação urgente só está disponível para as seguintes localidades: FORTALEZA - BARBALHA - IGUATU - ICO - RUSSAS - JUAZEIRO DO NORTE - CRATO - LIMOEIRO DO NORTE.

19. Remoção ou Deslocamento de Poste/Rede.

Descrição - É um serviço que deve ser ingressado quando o cliente solicitar o afastamento da posição atual, proteção / isolamento da rede de distribuição de energia elétrica para efetuar serviços.

Exemplos: Pintura, limpeza ou instalação de painel em fachada e construção de garagem.

Condições de Atendimento: 

Pessoa Física:

  • CPF (número obrigatório);
  • RG.

Representante Legal:

  • CPF;
  • RG;
  • Procuração (com firma reconhecida).

Importante: Nas solicitações realizadas pelo Representante Legal, solicitar a documentação por fax.

Importante: Todos os documentos deverão ser enviados por fax, obrigatoriamente, com a indicação do número do cliente para localização no sistema.

Atenção: A consulta no site da Receita Federal deverá ser realizada, quando o CNPJ não estiver cadastrado ou incorreto no sistema.

Pessoa Jurídica

Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio, representante legal ou Terceiros. Para ingressar a solicitação não é necessário que seja o titular, pois o serviço só será feito se o mesmo pagar RDS (Recibos diversos).

Importante: O CPF ou CNPJ DO TITULAR deverá obrigatoriamente estar cadastrado no sistema, mesmo nas solicitações efetuadas por terceiros, permitindo assim gerar o RDS. 

Importante: A cobrança só será gerada após visita do técnico da Enel ao local, que analisará a situação da rede para que assim possa melhor atender o seu pedido.

Prazo para atendimento – 30 dias corridos.

Taxas e Custos do Serviço - Os serviços de Isolamento e Afastamento de Rede e Remoção/ e ou Relocação de Rede são passíveis e cobrança através de Nota Fiscal - RDS.

20. Segunda Via de Conta.

Descrição - É o envio de 2ª via de conta por perda ou impossibilidade de pagamento da fatura original não ocasionado pela Enel. 

Condição de atendimento:

 

Pessoa física: Titular da conta ou seu representante legal ou terceiros.

Pessoa jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, representante legal ou terceiros.

 

Onde solicitar – Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android), nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária - Confirmar o CPF, RG ou CNPJ do titular da conta.  

Prazo para Atendimento:

  • Lojas de atendimento – imediato; 
  • Internet – imediato; 
  • Correio - 5 dias úteis; 
  • Autoatendimento - imediato;
  • Aplicativo – imediato; 
  • Email – 12 horas.

Taxas e Custos do Serviço:

Solicitando através do nosso Call Center, Lojas de Atendimento, e Redes Sociais Facebook (Enel Clientes Brasil) e Twitter (@EnelClientesBR) - É cobrada a taxa de R$ 2,85.

Serviço dos Correios: É cobrada a taxa de R$ 5,73.

Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/), Aplicativo Enel (IOS e Android) – Não tem custo para esse serviço.

21. Endereço postal.

Descrição - Quando o cliente optar em receber a conta de energia em outro endereço.  

Condição de atendimento - O titular da unidade consumidora ou o seu representante legal, exceto no autoatendimento das Lojas onde é necessário apenas informar o número do cliente ou o CPF cadastrado.

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária

Pessoa física

CPF ou CPF.

Representante Legal: necessário que estejam cadastrados o RG e/ou CPF no sistema, caso contrário a solicitação ocorrerá apenas na Loja de Atendimento.

Pessoa jurídica

  • CNPJ;
  • Representante Legal: necessário que esteja cadastrado o RG e/ ou CPF no sistema, caso contrário a solicitação ocorrerá apenas na Loja de Atendimento.

 

Prazo para Atendimento - O prazo para execução é de imediato. Caso a conta esteja em processo de faturamento, a próxima conta ainda será entregue no endereço da UC.

Taxas e Custos do Serviço - R$1,85

22. Poda de árvore.

Descrição - Quando o cliente solicita uma poda de árvore que está próxima ou encostando na rede elétrica (fiação). 

Condição de atendimento:

Pessoa física:  Titular da conta ou seu representante legal ou terceiros.

Pessoa jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, representante legal ou terceiros.

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site  Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/faleconosco), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária - Não é necessário solicitar documentação. 

Prazo para Atendimento - Não há prazo previsto, a Poda de Árvore é um serviço de responsabilidade da Prefeitura e a empresa irá atuar preventivamente ou emergencialmente depois de analisar a solicitação e obter a necessária autorização do Órgão de Meio Ambiente da Prefeitura.

Taxas e Custos do Serviço - Não tem custo para esse serviço.

23. Ressarcimento.

Descrição - Quando o cliente solicita o ressarcimento de danos por motivos causados direta ou indiretamente pela rede elétrica. 

Tipos de Ressarcimento - Ressarcimento elétrico e não elétrico. 

Condição de atendimento - Titular da conta ou representante legal (constituído de procuração reconhecida em cartório). 

Onde solicitar – No Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária:

Pessoa física:

 

  • CPF que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada conforme instrução normativa da Receita Federal;
  • RG ou, na falta deste, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

Pessoa jurídica:

  • Contrato Social ou último aditivo;
  • Contrato Social ou último aditivo e do Comprovante de Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica CNPJ;
  • CPF e RG do sócio ou, na falta deste, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

 

Representante legal: Procuração Pública ou Particular com firma reconhecida em Cartório.

 

Condomínio

 

  • Documentos de identificação (CPF e RG);
  • Convenção do Condomínio e a Ata de Nomeação do Síndico.

 

Igreja ou Associações

 

  • Estatuto;
  • Última ata de nomeação do representante da Instituição.

 

Prazo para Atendimento – 45 dias corridos;

Taxas e Custos do Serviço - Não tem custo para esse serviço.

24. Verificação de medidor.

Descrição - É uma solicitação que atende as necessidades do cliente para constatar se o aparelho de medição está em seu perfeito funcionamento. 

Condição de atendimento -

Pessoa Física: Titular da Conta ou Representante Legalmente constituído por meio de procuração, com firma reconhecida;

Pessoa Jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal (Procuração)

Onde Solicitar – Nas redes sociais: Facebook (Enel Clientes Brasil), Twitter (@EnelClientesBR), Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br/agencia/FaleConosco.aspx), ou se preferir pelo nosso Call Center (0800 285 0196) e Lojas de Atendimento. 

Documentação Necessária -  

Pessoa Física:

  • CPF;
  • RG (na ausência do RG, apresentar outro documento oficial com foto).

Representante Legal:

  • CPF;
  • RG;
  • Procuração particular com reconhecimento de firma do outorgante e outorgado ou procuração pública.

Pessoa Jurídica:

SÓCIO

  • Contrato social;
  • CNPJ;
  • CPF e RG.

CONDOMÍNIO

  • Ata de nomeação do síndico;
  • CPF e RG (síndico);
  • Representante Legal: Contrato Social, CNPJ, Procuração (constituído por meio de procuração, com firma reconhecida) CPF e RG.

 

Prazo para atendimento – até 15 dias.

Taxas e Custos do Serviço: Monofásica R$ 8,61 | Bifásico R$ 14,33 |Trifásico R$ 17,21

25. Troca de Titularidade sem débito (mudança do nome).

Descrição - Troca de titularidade (nome) da conta de energia elétrica. 

Condição de atendimento -

Pessoa física: Novo titular da conta ou seu representante legal (Procuração).

Pessoa jurídica: Um dos sócios constantes no contrato social da empresa ou representante legal (Procuração). 

Documentação Necessária

Pessoa física

  • CPF;
  • RG ou na falta desta última, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional.

Pessoa Jurídica

  • CPF;
  • RG ou na falta desta última, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional;
  • Contrato Social ou último aditivo; 
  • CNPJ.

Onde solicitar – Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou, se preferir, nas Lojas de Atendimento. 

Prazo para atendimento – Imediato.

Taxas e Custos do Serviço - O serviço não gera cobranças de taxas.

26. Troca de Titularidade com débitos.

Descrição - Troca de titularidade (nome) da conta de energia elétrica que possua dívida, criando um novo nº de cliente.

Condições de Atendimento:

Pessoa física

Novo titular da conta ou seu representante legal (Procuração). 

Pessoa jurídica

Um dos sócios constantes no contrato social da empresa, síndico do condomínio ou representante legal (Procuração).

Onde Solicitar – Site Enel Distribuição (http://www.eneldistribuicao.com.br), Aplicativo Enel (IOS e Android) ou se preferir nas Lojas de Atendimento. 

* No caso de TROCA DE TITULARIDADE COM LIBERAÇÃO DE DÉBITO este atendimento deverá ser solicitado nas Lojas de Atendimento.

Documentação Necessária

PESSOA FÍSICA

  • CPF que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada conforme instrução normativa da Receita Federal.
  • RG ou, na falta deste, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional;
  • RNE apenas para estrangeiros;
  • RANI apenas para indígenas;
  • NIS apenas para clientes Baixa Renda; ou
  • NB apenas para clientes Baixa Renda.

 

Pessoa jurídica:

  • Contrato Social ou último aditivo;
  • CNPJ;
  • CPF e RG do sócio ou, na falta deste, apresentar original de qualquer documento oficial com foto válido em todo o território nacional;
  • No caso de condomínio: Ata de nomeação do síndico.

 

REPRESENTANTE LEGAL

  • Procuração pública ou particular e cópia dos documentos do procurador. Quando se tratar de procuração particular, será obrigatório o reconhecimento de firma do outorgante.

No caso em que o serviço é solicitado por um representante legal nomeado pela empresa, os dados de cadastro (nome, CPF e RG) deverão ser do sócio (quando empresa em forma de sociedade) ou do empresário (quando empresa individual) e não do representante legal.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA AUTORIZAÇÃO DE TROCA DE TITULARIDADE COM LIBERAÇÃO DE DÉBITO:

 

  • Nome completo do solicitante;
  • Situação cadastral do CPF na Receita Federal;
  • A descrição da solicitação;
  • A data de entrada no imóvel;
  • Número de inscrição social (NIS) ou número do benefício (NB), caso o cliente tenha apresentado;
  • A data de vencimento escolhida pelo cliente, de acordo com IAC 05 – ESCOLHA DA DATA DE VENCIMENTO.O período do débito cuja responsabilidade não é do solicitante;
  •  

Prazo para atendimento – Imediato;

Lojas de atendimento: 5 dias úteis.

Taxas e Custos do Serviço - O serviço não gera cobranças de taxas.